Atendimento de 2009 a 2016.
Atividades desenvolvidas pelo NMC:
- Curadoria Cultural;
- Marketing sociocultural;
- Elaboração de projetos culturais;
- Captação de Recursos;
- Assessoria de Imprensa;
- Editoração e Publicação;
- Manutenção de Sites e redes sociais.
Através do desenvolvimento de projetos culturais beneficiados pela Lei Rouanet, tornou-se possível concretizar a saga dos imigrantes holandeses dos campos Gerais em um museu a céu aberto, considerado um dos maiores do gênero no Brasil.
Em 2011 a colonização dos Campos Gerais por holandeses completou 100 anos, e para tornar a data ainda mais especial, agimos juntamente com lideranças políticas em busca do merecido reconhecimento para essa etnia. No dia 04 de março de 2011, a então presidente Dilma Roussef, decretou oficialmente 2011 como o Ano da Holanda no Brasil.
Para comemorar a data, foi realizada a Festa do Centenário da Imigração Holandesa nos Campos Gerais, que contou com divulgação na televisão, rádio, jornais impressos e mídias eletrônicas da região dos Campos Gerais e capital paranaense. O investimento em divulgação foi de 350 mil, gerando 2,6 milhões de retorno em mídia espontânea, incluindo matérias televisivas nacionais e estaduais, impressas e eletrônicas e de rádio. Durante os quatro dias de festa, 40 mil pessoas visitaram o Parque Histórico de Carambeí.
Desde o começo, o ideal era que a construção do PHC fosse mensurada de duas formas: sustentabilidade e cultura. Para o primeiro item, desenvolvemos um plano diretor para o uso do solo, procuramos reutilizar materiais sempre que possível e compensar o CO2 lançado na atmosfera através do plantio de árvores.
A fim de agregar cultura, a Coleção Imigrantes foi criada especialmente para retratar a saga dos imigrantes holandeses, difundir a cultura e costumes dessa etnia, bem como a história da formação econômica dos Campos Gerais.
A Coleção é composta pelo periódico Almanaque Imigrantes (26 edições, sendo uma edição especial), e pelos livros Falando de Histórias I, Falando de Histórias II, Perspectivas da Imigração Holandesa no Brasil e A Colônia de Gonçalves Júnior.
Em janeiro de 2017, foi lançado um novo livro, especialmente sobre o Parque Histórico de Carambeí e os desafios de tornar este projeto possível, sustentável e de sucesso.
Três importantes prêmios de áreas distintas representam as metas atingidas com o Parque Histórico de Carambeí:
– Reconhecimento Comercial: Prêmio TOP de Marketing ADVB-PR (2011), na categoria Turismo, Hotelaria e Cultura;
– Reconhecimento Social: Selo Objetivos do Milênio (2012);
– Reconhecimento Ambiental: Selo Ambiental Chico Mendes (2011).
Site: www.parquehistoricodecarambei.com.br