Atendimento contínuo desde 2015.
Atividades desenvolvidas pelo NMC:
- Curadoria Cultural;
- Expografia;
- Coordenação da mediação cultural;
- Gestão de acervos;
- Marketing sociocultural;
- Elaboração de projetos culturais;
- Captação de Recursos;
- Editoração e Publicação de materiais inéditos;
- Manutenção de Sites e redes sociais.
O Núcleo de Mídia e Conhecimento juntou-se à Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba em 2015, após um longo processo de restauro no prédio histórico da instituição, para a implantação de um espaço cultural no imóvel. Nas relações da própria Irmandade, estava a Associação Médica do Paraná, com um vasto acervo de objetos e literatura médica, cujo tratamento recente motivou a busca pela também criação de um local para exposição do material.
Após a articulação entre as três organizações, NMC, ISCMC e AMP, foi iniciado o processo de curadoria cultural que relacionou o prédio histórico com o acervo, levando a inauguração do Museu da História da Medicina do Paraná em 28 de janeiro de 2019. Desde então, o NMC atua no amadurecimento e implantação definitiva do mesmo, através de parcerias institucionais, fomento à pesquisa, qualificação expositiva, gestão do receptivo, curadoria cultural, gestão do acervo e inserção nos roteiros culturais e turísticos da cidade.
Museu da História da Medicina do Paraná – Tour virtual
Livro Santa Casa: presente para o futuro
O livro exorta o patrimônio histórico e social da ISCMC para a sociedade curitibana e paranaense, culminando ainda em sua função cultural, comunicada por meio do Museu da História da Medicina do Paraná. Dividido em três etapas, a publicação revisita o passado da instituição, faz um balanço da atuação no presente e lança um olhar para o futuro.
Devido a pandemia, o livro foi lançado em uma pequena cerimônia no dia 22 de maio de 2020, mas recebeu ampla divulgação para difusão da versão virtual.
Livro Covid-19 e a Santa Casa de Curitiba: um capítulo da medicina no Paraná
Lançado em 22 de maio de 2024, este livro é uma realização do Museu da História da Medicina do Paraná (equipe NMC), que a partir de 2021 desenvolveu as pesquisas e registros necessários para a criação do produto editorial. A publicação é dividida em três capítulos principais: Santas Casas no Mundo, Crises sanitárias e a Pandemia de Covid-19 na Santa Casa de Curitiba.