Portfólio

Fazenda Capão Alto

Atividades desenvolvidas pelo NMC:

  • Curadoria Integral;
  • Comunicação Social;
  • Elaboração e execução de Projetos e Produtos Culturais.

O Estado do Paraná possui poucos bens culturais que preservam em seu conjunto mais de trezentos anos de história, combinando todas as fases pelas quais o Brasil passou em seu desenvolvimento. A Fazenda Capão Alto é um destes remanescentes.

Formada através da consolidação dos primeiros agrupamentos coloniais que, no século XVII, iniciaram a ocupação dos Campos Gerais do Paraná nas proximidades da cidade de Castro, resiste ainda hoje como uma das mais espetaculares provas de nossa dimensão patrimonial cultural.

Através da gestão coerente de medidas de salvaguarda e difusão dos valores contidos neste bem, tombado pelo Serviço de Patrimônio Cultural do Paraná e em fase de tombamento pelo IPHAN, desenvolve-se como uma nova ferramenta de enriquecimento cultural da região em que se encontra, com o objetivo de tornar-se em espaço cultural de nível internacional.

Para solidificar as ações de educação patrimonial e turismo no local, em 2014 foi institucionalizado o Espaço Cultural Fazenda Capão Alto, além de ter sido instalada no casarão a exposição permanente ‘Rodas do Tempo’. Neste ano, foi implantado ainda o projeto arqueológico, liderado pelo Professor da Universidade Federal do Paraná Igor Chmyz, a fim de, posteriormente, ser organizada uma mostra com os artefatos históricos encontrados . Com sua equipe, o professor organizou ainda a Cartilha do Patrimônio Arqueológico e Cultural, que foi distribuída para a Secretaria de Educação de Castro.

Em 2015, o Espaço Cultural Fazenda Capão Alto lançou a primeira edição da Revista Sant’Ana, publicação que terá caráter anual e será voltada ao turismo e patrimônio histórico e cultural da região dos Campos Gerais.

Dezembro de 2016 – Revista Sant’Ana n° 1:

Site: www.fazendacapaoalto.com.br

Facebook/FazCapaoAlto