As publicações da Coleção Imigrantes integraram a feira de livros da Tertúlia Literária promovida pelo Centro de Letras do Paraná, por ocasião do seu Centenário.
O evento iniciou com um desfile de carros antigos pelas ruas centrais de Curitiba, com pessoas trajadas como no início do século XX. Passou pela Boca Maldita e seguiu para o Parque Barigui.
No Parque mais de 500 pessoas acompanharam a chegada da carreata e acompanharam a tertúlia literária que contou com apresentações musicais e declamação de poesias.
A feira de livros de artistas paranaenses destacou os livros publicados pela Assoociação do Parque Histórico de Carambeí e distribuiu o Almanaque Imigrantes para os participantes.
A tertúlia aconteceu no Salão de Atos e ao final, foi oferecido um almoço no restaurante ao lado, onde foram sorteados diversos livros, com especial destaque para a Coleção Imigrantes.
Os curadores do Parque Histórico, Tarás Antônio Dilay e Fábio André Chedid Silvestre, também fizeram a doação de uma coleção de livros sobre a imigração holandesa, etnia que também celebrou seu centenário recentemente.