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Campanha 40 anos, 40 carros é TOP de Marketing

A maior campanha de aniversário do varejo paranaense, que comemorou as quatro décadas de história do Condor Super Center, foi reconhecida com o Top de Marketing 2015 da ADVB-PR (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná), na categoria Varejo, com o case “Condor 40 Anos”. O prêmio destaca as melhores práticas de marketing das empresas e instituições de doze segmentos de mercado e é considerado uma das premiações mais importantes do país.
Criada para celebrar os 40 anos do Condor e marcar de forma inesquecível a história da empresa e de todo o setor supermercadista, a campanha envolveu o que a empresa considera como seu “tripé de sustentação”, que são seus colaboradores, clientes e fornecedores, atingindo todos os objetivos propostos em seu planejamento, apesar de ter sido realizada em um ano de incertezas que daria início a uma crise econômica, política e de credibilidade, de âmbito nacional.
“Atentos ao cenário macroeconômico, que já sinalizava que nosso país passaria por um período turbulento na economia, decidimos redesenhar nossas estratégias de negociação e relacionamento, inovando e investindo em ações que impactassem os nossos públicos interno e externo de forma contínua durante todo o ano de 2014”, afirma a diretora de marketing do Condor, Elaine Munhoz.
A diretora também destaca que as ações realizadas foram responsáveis por grandes resultados. “Valorizamos o relacionamento da empresa com seus fornecedores e colaboradores, conseguimos fidelizar e conquistar novos clientes, promovemos o Cartão Condor MasterCard e atingimos um crescimento seis vezes maior que a média do setor. Este Top de Marketing não é apenas o reconhecimento das ações que desenvolvemos para comemorar as nossas quatro décadas, mas principalmente o reconhecimento pelos trabalhos realizados durante toda a trajetória da empresa”.
A estratégia foi colocada em prática inicialmente com um filme institucional protagonizado pelo presidente da rede, Pedro Joanir Zonta, que homenageou os clientes, colaboradores e fornecedores por terem contribuído para o sucesso da empresa.
Nos meses seguintes, foram colocadas em prática diversas ações, entre elas o sorteio de 40 carros Hyundai HB-20 vermelhos no decorrer de todo o período, simbolizando cada ano de trajetória da empresa. A campanha “Condor 40 Anos, 40 Carros” figurou como a maior promoção do varejo paranaense ao contar com R$ 1,280 milhão em prêmios, 36 milhões de cupons emitidos e obter 91% de recall, como a mais citada pelos consumidores em 2014, segundo o Instituto Datacenso e Cota Pesquisas.
“Procuramos desenvolver uma campanha que retribuísse aos nossos clientes todos esses anos em que sempre andaram de mãos dadas conosco. O resultado foi surpreendente, principalmente com as histórias emocionantes dos ganhadores, em que os prêmios contribuíram muito para amenizar momentos críticos de suas vidas”, conta o fundador e presidente do Condor, Pedro Joanir Zonta, referindo-se a casos como o do cliente premiado Emerson Luiz Mendes que, graças ao prêmio, conseguiu dar continuidade ao tratamento médico de seu filho, que recuperava-se de procedimento feito para retirada de um tumor no cérebro.
A campanha, que recebeu investimento de R$ 47 milhões, foi fortalecida com comunicação no ponto de venda, ações de endomarketing e uma divulgação ostensiva nos meios de comunicação e redes sociais. As peças publicitárias contaram com uma série de filmes, anúncios e spots, que valorizaram de forma divertida a experiência dos consumidores com os carros da promoção.
O Condor também ousou ao lançar suas metas de expansão. A rede conseguiu inaugurar quatro novas lojas, encerrando as comemorações dos 40 anos com um total de 40 lojas. Os investimentos também beneficiaram a sede administrativa, que foi ampliada e ficou mais moderna e confortável.

História que surpreende
Em um cenário em que mais da metade das empresas fecham suas portas nos quatro primeiros anos de operação, na média segundo o IBGE, a rede, que começou a sua trajetória com um pequeno mercado de bairro de 110m² e cinco funcionários, conquistou um patrimônio de 40 lojas, duas centrais de distribuição, emprega mais de 11 mil colaboradores, atende a cerca de 4 milhões de consumidores todos os meses e figura como a sétima maior rede supermercadista do Brasil, conforme o ranking 2015 da Abras – Associação Brasileira de Supermercados.
Em 2014, o Condor teve um faturamento de R$ 3,63 bilhões, 14% a mais que em 2013 e seis vezes maior que a média de crescimento do setor.

 

Texto: Assessoria de Comunicação do Condor Super Center.

 

A Campanha ’40 anos, 40 carros’, foi desenvolvida com o suporte jurídico do Núcleo de Mídia e Conhecimento, que garantiu a formalização da promoção e elaborou estratégias voltadas para atingir o público-alvo. Para saber mais, leia o case ’40 anos, 40 carros’.

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