Portfólio

Patrimônio RMC

2019 a 2022.

Atividades desenvolvidas pelo NMC:

  • Curadoria Cultural;
  • Captação de Recursos;
  • Marketing sociocultural;
  • Editoração e Publicação de materiais inéditos.

O Projeto ‘Patrimônio Cultural Edificado da Região Metropolitana de Curitiba’ foi aprovado no 2°edital do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (PROFICE), pela proponente Letícia Nardi.

O projeto teve como ponto de partida a pesquisa realizada em 1977 para o Plano de Preservação do Acervo Cultural (PPAC-RMC), contratada pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes)  para conhecer o patrimônio cultural edificado da região metropolitana de Curitiba e gerar ações de planejamento a partir desse conhecimento.

Em 2019, os 13 municípios contemplados da Região Metropolitana no PPAC-RMC foram abordados neste projeto. Este segundo levantamento promoveu o armazenamento digital das informações referentes às 397 edificações inventariadas, por meio do site www.patrimoniormc.com.br, considerando a digitalização de negativos fotográficos e documentos como, fichas de inventário, fichas históricas e levantamentos cadastrais. Para complementar as informações, o registro fotográfico foi atualizado e um mapeamento digital das edificações inventariadas foi realizado e encontra-se disponível no site.

Todos os resultados da pesquisa estão disponibilizados, também, na publicação impressa Patrimônio Cultural Edificado da Região Metropolitana de Curitiba – Catálogo 1977-2016/2022, cuja versão online está disponível a seguir para leitura e download.

 

O projeto realizou oficinas para cada uma das 13 cidades, algumas em formato presencial e outras online, devido a pandemia de Covid-19. O material de apoio para estas ações foi o Caderno de Educação Patrimonial, disponibilizado abaixo:

 

 

Seminário Patrimônio Cultural da Região Metropolitana de Curitiba: Diálogos presentes, perspectivas futuras

Com a pesquisa de campo concluída, foi realizado o Seminário virtual ‘Patrimônio Cultural da Região Metropolitana de Curitiba: Diálogos presentes, perspectivas futuras’. A programação foi dividida em eixos temáticos. O primeiro dia, 08 de dezembro de 2021, foi dedicado ao Plano de Preservação do Acervo Cultural da COMEC de 1977, inventário que guiou o trabalho do projeto atual. O tema do segundo dia de evento, 09 de dezembro de 2021, foi ‘O panorama institucional regional e municipal e as perspectivas futuras’.