Portfólio

Martin Luther: Sacro, Erudito e Popular

O ano de 2024 marca os duzentos anos da presença luterana no Brasil, que perpassa várias camadas sociais, culturais e artísticas.

Através de uma parceria com o Sínodo Paranapanema, o NMC vem atuando na realização e curadoria cultural do Projeto Martin Luther: Sacro, erudito e popular, aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura e viabilizado com o patrocínio da Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR).

Com foco no Paraná, o projeto conta também com o apoio da Camerata Antiqua de Curitiba, entidade que também celebrou uma data especial em 2024, seus 50 anos de existência. A Camerata, entre outras gêneros, trabalha para a promoção da música clássica e referências culturais luteranos, sendo uma importante referência da música erudita no Brasil.

 

Projeto Martin Luther: Sacro, erudito e popular

O Sínodo Paranapanema, NMC e Camerata Antiqua de Curitiba preparam um programa especial chamado de 200 Anos da Presença Luterana no Brasil 1824-2024, em alusão as apresentações que serão realizadas ao longo do ano para celebrar o bicentenário dos luteranos.

 

Através do Projeto do Martin Luther o NMC proporcionou a interiorização do programa, com a realização de duas apresentações em Entre Rios, Guarapuava (PR), nos dias 23 e 24 de abril. As apresentações ocorreram no Centro Cultural Mathias Leh, anfiteatro da Fundação Cultural Suábio Brasileira, e atenderam ao público geral, no dia 23, e ao escolar, no dia 24, composto por crianças do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina e das escolas municipais Francisco Peixoto de Lacerda Werneck e Princesa Isabel.


Em outubro de 2024, mês de celebração dos 200 anos da presença luterana no Brasil, o NMC lançará um livro com o objetivo de exaltar e difundir a cultura luterana no Paraná através de linguagens artísticas, especialmente a música e literatura.

 

 

50 anos da Camerata Antiqua de Curitiba

O programa 200 Anos da Presença Luterana no Brasil 1824-2024 foi apresentado pela primeira vez em abril de 2024, nos dias 19, 20 e 21 de abril, em alusão aos 50 anos da Camerata Antiqua de Curitiba. Os eventos foram coproduzidos pelo NMC.