Blog

Fórum Coop: Contribuições holandesas à agropecuária brasileira

A chegada dos imigrantes holandeses a região paranaense dos Campos Gerais e suas contribuições para a agropecuária brasileira foram tema de uma das primeiras palestras da primeira noite do Fórum Coop, que foi proferida por Dick Carlos de Geus, presidente da Associação do Parque Histórico de Carambeí.

De acordo com Dick, as maiores contribuições da etnia, em troca da acolhida, foram o modelo de cooperativismo de produção, o melhoramento genético no gado leiteiro e a técnica do plantio direto.

“Na pecuária leiteira, em função dos investimentos dos últimos 70 anos, transformamos os Campos Gerais em uma das melhores bacias leiteiras do país, tida ainda como a melhor em qualidade”, destacou.

Ele lembrou ainda que a colônia holandesa iniciou a agricultura de extensão na região, principalmente com a chegada dos primeiros maquinários na década de 50. “Além disso, começamos com o conceito de preservação o solo, desenvolvida e aqui solidificada do plantio direto hoje espalhada por todo o país”, disse.

Com relação ao plantio direto, ele esclareceu que a técnica surgiu com a necessidade, pois as características do solo da região não propiciava a agricultura extensiva. “Sem essa técnica, acredito que hoje não seria possível explorar a agricultura em nossa região”, afirmou.

Facebook
Twitter
LinkedIn