Blog

Grupo da FCSB encerra turnê na Europa

O grupo adulto de Danças Folclóricas da Fundação Cultural Suábio-Brasileira (FCSB) encerra a turnê pela Europa, na cidade alemã de Mosbach, na noite desta terça-feira (10). Durante o dia, eles visitaram a cidade de Heidelberg.

A estimativa é de que o grupo tenha se apresentado para mais de 3,5 mil pessoas. “Podemos dizer que eles atingiram o objetivo da viagem: mantiveram contato com as Comunidades Suábias da Europa; conheceram os lugares de origem dos pioneiros de Entre Rios; e divulgaram a cultura suábia e o folclore brasileiro”, destacou a gerente da FCSB, Viviane Schüssler.

“Hoje foi um dia muito especial para a nossa casa, dia que ficará para nossa história”, disse a administradora da Casa dos Suábios do Danúbio de Sindelfingen, Henriette Mojem, por meio de um e-mail enviado à FCSB. “O grupo de dança apresentou uma mistura de bom humor, do carnaval carioca com a páprica da Panonia”, destacou.

Em seu relato, Henriette falou da alegria da comunidade em receber o grupo de Entre Rios e que a apresentação chamou muito a atenção de todos. “Mal conseguimos receber todos os espectadores”, contou. “Fiquei fascinada com a empolgação e motivação dos jovens, o alto nível técnico dos dançarinos, músicos e cantores de Entre Rios, e com os perfeitos figurinos”, frisou.

“Nossa comunidade pode sentir orgulho deste grupo e, sem dúvidas, a apresentação ainda renderá comentários positivos por muito tempo”, enalteceu Henriette. “Após a apresentação todos ficaram no salão por muito tempo conversando sobre o show”, concluiu.

Intercâmbio – Esta não é a primeira turnê dos integrantes da FSCB. Em 1980, um grupo de Danças Folclóricas esteve na Alemanha e Áustria. O mesmo grupo repetiu a experiência em 1988, levando ao público europeu, além das danças suábias, as danças gaúchas.

Já em 1989, a Orquestra de Sopros visitou a Europa com a apresentação de concerto, intercalado com danças brasileiras, entre elas o frevo, o baião e o samba. Este mesmo grupo teve a oportunidade de visitar os Suábios do Danúbio nos EUA e Canadá em 1994, em companhia do grupo de Violões.

Em 1995 foi a vez do Coral Suábio e o Coral Masculino. Ambos participaram de um Encontro de Grupos Culturais Suábios realizado em Budapeste, na Hungria, e fizeram uma turnê pela Áustria e Alemanha. Em 1996, o grupo de Danças Folclóricas e o grupo de Violões reforçou os laços com os Suábios da Alemanha e da Áustria, o que aconteceu novamente com o grupo adulto de Teatro em 2010. Nessa ocasião, o grupo de Teatro apresentou uma peça, em língua alemã, nas comunidades suábias.

Facebook
Twitter
LinkedIn