Blog

Centro de Letras comemora um século de existência

A instituição é uma das mais importantes do Paraná no desenvolvimento da cultura.

O Centro de Letras do Paraná comemorou seu centenário de criação na noite desta terça-feira (5), em Curitiba, com a admissão de 36 novos membros e o lançamento de um livro comemorativo “100 Anos de Cultura: História do Centro de Letras do Paraná”.

“O Centro de Letras é uma das instituições culturais mais importantes do Estado e que contribui há um século para o desenvolvimento da nossa cultura”, destacou o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana. “Esta é uma entidade que merece o respeito de todos os paranaenses e nosso desejo – como Secretaria de Cultura e Governo do Estado, é para que continuem realizando trabalhos tão importantes quanto aos que fez até a presente data”, enfatizou.

Para o presidente do Centro de Letras do Paraná (CLPR), desembargador Luis Renato Pedroso, esta é uma data extraordinária e marcante, pois para muitos era inconcebível que uma instituição cultural tivesse capacidade para chegar a cem anos de existência. “Aquele ideal de 1912, uma época tão difícil, pode resistir ao tempo e hoje comemoramos nossos 100 primeiros anos.”

“O CLPR doou-se ao Paraná dedicando-se à cultura de um modo geral, prestando uma contribuição extraordinária ao desenvolvimento cultural do nosso estado e, em contra partida, foi acolhido pelo povo paranaense”, enfatizou o presidente. Ele também falou sobre aspectos históricos que envolvem a instituição, como quando das comemorações do primeiro centenário da emancipação do Estado, o então governador Bento Munhoz da Rocha Neto fez uma série de obras como o Palácio Iguaçu, o Teatro Guaira, a Biblioteca Pública e, entre esses, o prédio do CLPR.

 

Livro – O livro conta a trajetória da Instituição através das gestões de cada presidente, sua fundação, fundadores e associados, história relatada pelos autores Antonio Celso Mendes, Ernani Straube e Paulo Roberto Karam, e ilustrada com imagens cronologicamente selecionadas, mostrando a evolução da cidade e sua relação com as pessoas.

“Foi uma grande emoção quando vi aproveitado o material que mantive atualizado sobre o CLPR nestes últimos 40 anos”, contou Straube – um dos autores do livro e presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná. Segundo ele, este livro é especial. “Evidentemente não é o primeiro livro que eu assino, mas este é marcante por ser uma data especial”, disse. “A cultura do Paraná tem certos reflexos que transcendem nosso estado, por isso precisamos de mais apoio”, enfatizou.

 

Centro de Letras – O Centro de Letras do Paraná foi fundado por um grupo de 65 intelectuais, em dezembro de 1912, com Euclides Bandeira e Emiliano Perneta à frente. A instituição buscava, em seu início, organizar uma biblioteca paranaense, por meio de ações de cooperativismo literário.

“Pensamos no passado, vivemos o presente e projetamos o futuro. Esses 100 anos de história são o nosso lastro”, disse Neumar Carta Winter, primeira secretária do CLPR. Ela explicou que os trabalhos do CLPR veneram o passado, pois admiram os escritores que deixaram história, mas se trata de pessoas voltadas à cultura, com vontade de produzir, para alicerçar a juventude e o crescimento.

Facebook
Twitter
LinkedIn