Blog

Parque Histórico apresentará novidades durante o Fórum Coop

A mecanização do moinho, da ferraria e da marcenaria ficaram prontas para que os visitantes do evento já possam vê-los em funcionamento.

Os visitantes do Parque Histórico de Carambeí a partir desta sexta-feira (23) poderão ver funcionando o moinho e os equipamentos da ferraria e da marcenaria. O projeto de mecanização da Vila Histórica durou aproximadamente quatro meses e as máquinas passaram a funcionar como no início do século.

“O moinho do Parque era uma peça ilustrativa, então completamos o equipamento necessário com peças de madeira e da época, e o colocamos para funcionar”, contou Luis Pereira restaurador e especialista em mecanização de máquinas antigas, que realizou o projeto junto com o filho Daniel. “O moinho está pronto para, quem sabe, fazer a farinha ou o fubá especial do Parque Histórico”, disse.

Segundo Pereira, os demais maquinários foram interligados com motores quase centenários, da mesma forma como foram concebidos originalmente. “Usamos polias de madeira e correias planas”, explicou.

Mecanização – A primeira oportunidade para que os visitantes do Parque possam ver esses equipamentos em funcionamento será nesta sexta-feira (23), na realização da encenação do cotidiano no início dos anos 1900, durante o Fórum Coop.

A encenação contará com aproximadamente 50 voluntários que, caracterizados, mostrarão a todos as atividades de produção, comerciais e do modo de vida dos primeiros imigrantes da região. “Daremos vida à Vila Histórica do Parque”, contou Annie Bosch coordenadora da atividade.

Facebook
Twitter
LinkedIn