Blog

“Festa da Colheita” mostra evolução agrícola dos últimos 100 anos

A “Festa da Colheita” foi uma das atrações do Fórum Coop 2012 nesta sexta-feira (23). A colheita de aproximadamente dois hectares de trigo mostrou aos participantes e visitantes as diferentes maneiras de colheita nos últimos cem anos. “Aqui mostramos os avanços tecnológicos que propiciaram o aumento da produção agrícola”, disse Franke Dijkstra, coordenador da mostra.

A colheita ocorreu de quatro formas diferentes, sendo a primeira delas manual, a segunda semimanual, a terceira utilizando uma colheitadeira antiga puxada a trator e a última com uma das colheitadeiras que tem os mais modernos aparatos tecnológicos. “Desta forma fazemos todos notarem a diferença”, explicou o coordenador. Segundo ele, enquanto uma colheitadeira antiga conseguia colher duas toneladas por dia, a colheitadeira moderna consegue ter como resultado até 200 toneladas.

Além da colheita, outra atração que fez um resgate histórico foi a encenação do cotidiano do início dos anos 1900, que contou com a participação de aproximadamente 50 voluntários, que caracterizados deram vida às instalações da Vila Histórica, que conta com diversos ambientes que mostram desde as atividades caseiras, industriais e religiosas.

Facebook
Twitter
LinkedIn