Blog

Alep homenageia Centro de Letras do Paraná

O Centro de Letras do Paraná foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira (27), em comemoração ao centenário que a instituição completa no próximo dia 19 de dezembro. A homenagem foi proposta pelo deputado Artagão de Mattos Leão jr.

“Este é um ato de reconhecimento a Instituição cuja história está misturada a história do Paraná e do Brasil”, disse Artagão. O parlamentar enfatizou que são poucas as instituições que alcançam o centenário, sendo atuantes e com reconhecido como o Centro de Letras do Paraná. “Por isso, hoje temos a honra de fazer essa justa, singela e merecida homenagem a esta entidade tão importante”, concluiu.

O presidente do Centro de Letras do Paraná, des. Luís Renato Pedroso, recebeu em nome da instituição uma menção honrosa. “Diz um amigo jocosamente que os cem primeiros anos são os mais difíceis”, brincou. O presidente da entidade disse ainda que, reza a lenda que, o mesmo grupo de ilustres intelectuais que fundaram o Centro de Letras pela manhã fundaram no período da tarde a Universidade Federal do Paraná.

 

Fundação – O Centro de Letras do Paraná foi fundado por um grupo de 65 intelectuais, em 1912, com Euclides Bandeira e Emiliano Perneta à frente. A instituição buscava, em seu início, organizar uma biblioteca paranaense, por meio de ações de cooperativismo literário.

 

Premiado – Durante a coletiva de imprensa, Pedroso foi questionado por um dos integrantes da instituição que tem recebido recentemente diversos prêmios nacionais e internacionais, o contista paranaense Dalton Trevisan. “Esta é a única instituição ao qual Dalton Trevisan é filiado. Ele, que vive exclusivamente para seus escritos, honra nosso Centro de Letras e a própria história da cultura paranaense”, disse.

 

Lançamento – As comemorações do centenário da instituição encerram com o lançamento do livro “100 Anos de Cultura: História do Centro de Letras do Paraná”, com um jantar no Clube Concórdia, no próximo dia 19 de dezembro. O livro conta a trajetória da instituição através das gestões de cada presidente, sua fundação, fundadores e associados.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn