Blog

Exposição de tecnologia Massey Ferguson será atração no Fórum Coop

Uma exposição de tratores e implementos agrícolas representando a evolução destes maquinários nos últimos 101 anos será apresentada durante o Fórum Coop 2012. Os exemplares mais antigos da exposição datam de 1911, 1930 e 1945, em contraponto aos mais avançados tecnologicamente.

A introdução das máquinas na agricultura brasileira iniciou com o fim da Segunda Guerra Mundial, importado grande parte por imigrantes recém-chegados ao Brasil. A mecanização foi a responsável por um grande salto na produção de grãos. “Até então todas as máquinas eram importadas, pois o Brasil não tinha fábrica e além do volume de maquinário ser pequeno, os produtores sofriam pela falta de peças e pelos tratores não serem adaptados para a nossa região”, contou Luiz Ubirajara Gomes da Silva, o Bira, diretor presidente da Mag Paraná em Ponta Grossa.

De acordo com Bira, a realidade brasileira começou a mudar de verdade em 1961 com a chegada da primeira fábrica de maquinário agricola no Brasil, a Massey Ferguson. “Ninguém esquece do seu primeiro cinquentinha”, disse, em referência ao primeiro trator que foi popularizado no país. “Continuamos agregando cada vez mais produtos, iniciamos no país a agricultura de precisão e hoje somos detentores dos equipamentos com maior tecnologia embarcada”, frisou.


Equipamentos de ponta – A exposição contará com diversos equipamentos novos entre eles uma plantadeira de nove linhas 5500, uma colheitadeira 9690 e um pulverizador MF9030.

Já na chamada “Festa da Colheita”, onde ocorrerá um resgate da colheita e plantio do trigo em quatro fases distintas (manual, semimanual, mecânica e atual) serão utilizados uma colheitadeira MF9790 com plataforma draper e no plantio um trator MF7390, com plantadeira Massey. “Estes são equipamentos com tecnologia de ponta, prontos para a agricultura de precisão, com GPS e mapeamento de solo, ou seja, tudo o que tem de mais avançado”, explicou Bira.


Força de trabalho – Há estudos, já no final da década de 50 que apontavam a relação trabalho versus meio de produção e sua capacidade para alimentar pessoas. No caso do trabalhador munido de simples ferramentas este era capaz de alimentar três pessoas, já com a utilização da força animal aumentava este número dobrava para seis pessoas e o trator passou para pelo menos para 50 pessoas.


Fórum – O Fórum Coop ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de novembro na cidade berço do cooperativismo no Brasil, Carambeí, no Paraná, de onde surgiu a primeira cooperativa de produção no país, a Batavo. O evento faz parte do calendário oficial da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e do Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), para encerrar este ano alusivo ao cooperativismo, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Facebook
Twitter
LinkedIn