Blog

Fórum Coop: programação contará com atrações de resgate histórico

A colheita e o plantio de trigo serão uma das atrações de resgate histórica do Fórum Coop 2012. Esses dois momentos serão mostrados de quatro maneiras diferentes para destacar os avanços na agricultura durante o último século. O Fórum Coop ocorrerá entre os dias 22 e 24 no Parque Histórico de Carambeí, e trata-se do último evento do calendário nacional alusivo ao Ano Internacional das Cooperativas. A cidade de Carambeí é tida como o berço do cooperativismo por nela ter surgido a primeira cooperativa de produção do país, a Batavo.

Segundo Frank Djikstra, organizador da chamada “Festa da Colheita”, a ação tem como objetivo ressaltar os avanços que propiciaram o aumento da escala de produção. Ele explicou que uma área de aproximadamente dois hectares foi plantada para possibilitar a colheita mostrando quatro fases diferentes a manual (com pessoal caracterizado), a semimanual, mecânica e atual. “Depois da colheita faremos o preparo da terra e a plantação para mostrar também como isso acontecia”, contou. Nessa segunda etapa, a terra também será preparada de quatro formas diferentes: por tração animal, com um pequeno trator antigo, com um trator moderno e por último por meio da técnica do plantio direto – desenvolvida e solidificada nesta região e que hoje é utilizada no país todo.


Vila Histórica – “Daremos vida à Vila Histórica do Parque”, contou Annie Bosch coordenadora da encenação que retratará o cotidiano dos povos imigrantes na região no início do século passado. De acordo com ela, cerca de 50 voluntários estarão caracterizados para mostrar tanto as atividades comerciais quanto o modo de vida naquela época. “Estaremos em todos os espaços da Vila Histórica, como por exemplo, na igreja, na escola, no laticínio, na carpintaria e nas casas”, explicou. Além dos imigrantes holandeses, também serão mostrados os italianos, alemães, indonesianos e poloneses. “Os trajes utilizados são réplicas das que temos em nosso museu”, contou.

Natal – Concomitantemente a realização do Fórum Coop, será iniciada a programação de natal do Parque Histórico que prossegue até o dia 23 dezembro com diversas atrações. A partir o dia 1 de dezembro a programação passa a contar também com a casa do Papai Noel. Já na noite do dia 23 de novembro, às 20h30 as luzes natalinas da Vila Histórica serão acesas e ocorrerá a primeira atração, uma apresentação da Banda Lyra dos Campos.

Facebook
Twitter
LinkedIn