Blog

Fórum Coop: Dinamismo paranaense será levado aos demais estados

“O Fórum Coop será mais uma oportunidade de integração e interação com o que acontece no cooperativismo paranaense, que a gente leva sempre como referência ao restante do Brasil”, destacou Renato Nóbili, superintendente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), durante o Fórum dos Presidentes das Cooperativas Paranaenses, realizado nesta sexta-feira (09), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba.

Segundo o superintendente, a organização do sistema cooperativista paranaense, além de exemplar, é muito eficiente e a realização do Fórum Coop é de extrema relevância devido a sua grande carga de trabalhos e temas que serão debatidos. “É uma excelente oportunidade para fazermos um fechamento harmonioso do Ano Internacional com os trabalhos desenvolvidos pelo cooperativismo paranaense”, afirmou. Ele destacou ainda que paralelamente aos trabalhos do Fórum ocorrerá um evento no qual será realizada a avaliação dos grupos de formação de líderes executivos das cooperativas paranaenses.

 

Intercooperação – Um dos cases que será apresentado durante o Fórum é o de intercooperação entre o grupo das ABC, formado pelas cooperativas agroindustriais Batavo, Castrolanda e Capal, que neste ano e em 2013 investirá em conjunto cerca de R$ 300 milhões para a construção de três plantas industriais, sendo duas no Paraná e uma em São Paulo.

Para Nóbili, a intercooperação deve ser cada vez mais praticada por ser um dos princípios do cooperativismo, mas que muitas vezes fica apenas no papel. “Esse é um case de sucesso [grupo ABC] e um modelo para que possamos irradiar esse exemplo ao restante do país”, destacou.


Fórum – O Fórum Coop ocorrerá na cidade considerada o berço do cooperativismo no Brasil, Carambeí, de onde surgiu a primeira cooperativa de produção no país, a Batavo. O evento faz parte do calendário oficial da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), do Sistema Ocepar e ocorrerá no Parque Histórico de Carambeí.

O ano de 2012 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como sendo o Ano Internacional das Cooperativas com o intuito de que o tema fosse discutido em todos os países como uma solução sustentável para o desenvolvimento econômico mundial.

Facebook
Twitter
LinkedIn