Blog

Vereadores prometem ajudar a Casa dos Geraneos

Ícone da imigração italiana de Curitiba sofre há 26 anos com as cheias dos rios Uvu e Cascatinha. 

Os proprietários da Casa dos Geraneos foram à Câmara Municipal de Curitiba, nesta terça-feira (7), para apresentar uma moção aos parlamentares sobre as obras necessárias nos rios Uvu e Cascatinha, para que estes tenham maior vazão e encerre os frequentes alagamentos nesta região do bairro de Santa Felicidade. A intervenção beneficiará, além deste ícone da imigração italiana, cerca de 70 famílias.

As obras necessárias constavam no orçamento de 2012, porém não foram executadas. A mobilização que está sendo feita pede o auxílio dos vereadores para que se dê andamento ao processo que tramita na Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) e que este seja então incluído no orçamento de 2013 e executado.

O presidente da Câmara, João Cordeiro, recebeu Dona Bertilla Boscardim Pereira e Paulo Cezar Pereira e afirmou que a cultura e a história da Casa dos Geraneos devem ser preservadas. “Essa obra [para que não ocorram mais os alagamentos] é muito importante para a história de Santa Felicidade e de Curitiba”.

A vereadora professora Josete salientou que a Casa dos Geraneos é um patrimônio histórico da cidade e, por isso, todos devem somar esforços em sua preservação. “O município tem que fazer sua parte e nós [parlamentares] vamos acompanhar esse processo e fazer todo o possível para contribuir”, disse.

O vereador Algaci Túlio ressaltou que a Câmara não pode ficar alheia à  situação e deve cobrar um posicionamento claro da Prefeitura. “Este é um ponto de referência de Santa Felicidade, um bairro que vende a imagem de nossa cidade para o mundo”, disse. “Temos que ajudar no resgate desta casa histórica e nós [parlamentares] podemos incluir emendas no orçamento de 2013 para que as obras necessárias para acabar com os alagamentos sejam feitas”, ponderou. O vereador garantiu que irá destinar uma emenda de valor significativo para a obra.

Os proprietários conversaram com diversos vereadores, entre eles João Luiz Cordeiro, Ademir Manfron, Noêmia Rocha, Algaci Túlio, professora Josete, Paulo Salamuni, Juliano Borghetti, Jairo Marcelino, Julieta Reis e Caíque Ferrante. Além da conversa com os vereadores, um ofício contendo os dados do processo que tramita na SMOP foi protocolado em cada um dos 38 gabinetes.


Entenda o caso – A Casa dos Geraneos é a primeira construção imponente de Santa Felicidade e retrata a chegada de uma das primeiras 15 famílias italianas a Curitiba. Construído em 1880, o sobrado que é um dos cartões postais do bairro e sofre paulatinamente com as cheias dos rios Uvu e Cascatinha.

Desde 1986, coincidentemente a época da duplicação da Av. Manoel Ribas, ocorrem enchentes nessa região mesopotâmia, que antigamente propiciou o funcionamento do Moinho Cascatinha, que durante décadas foi um dos principais moinhos da cidade e operava no quintal da Casa dos Geraneos.

Os proprietários têm um projeto de restauro do casarão e já investiu, para isso, aproximadamente R$ 400 mil de recursos próprios, mas devido as enchentes, as obras no andar térreo não puderam nem ser iniciadas.

Facebook
Twitter
LinkedIn