Blog

Fórum Coop 2012 discutirá o futuro do cooperativismo no Brasil

O Estado do Paraná sediará o último grande evento alusivo ao Ano Internacional das Cooperativas no Brasil.

As comemorações alusivas ao Ano Internacional das Cooperativas no Brasil encerrarão no Paraná, na cidade de Carambeí, onde foi criada a primeira Cooperativa de Produção – a Batavo, durante o Fórum Coop 2012 que ocorrerá entre os dias 22,23 e 24 de novembro e reunirá grandes nomes do cooperativismo e do agronegócio, além de uma vasta programação Cultural.

O ano de 2012 foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das Cooperativas e em todo o mundo esse foi o tema de diversos encontros que discutiram a importância deste modelo de arranjo para o futuro do agronegócio e da economia. Durante o Fórum Coop 2012 será elaborada a Carta de Carambeí, um documento que será destinado ao poder público, contendo as necessidades do setor para o futuro.

O Fórum abordará o modelo cooperativista e intercooperativista paranaense, de base holandesa; e contará com palestras de Wayne Reeves, sobre a transferência de tecnologia nos EUA; Marcos Jank, tendências da economia brasileira; Antônio Ortiz, forças e tendências moldadas à agricultura e à escala de produção agrícola; Geraldo Berger, avanços da biotecnologia; Cícero Bley, bioenergia e sustentabilidade; além do presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Márcio Lopes de Freitas; do presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar); entre outras autoridades do setor

Peculiaridades – O evento será realizado no Parque Histórico de Carambeí, um dos maiores museus a céu aberto do Brasil, que retrata o início da colonização holandesa em nosso país.

Durante o encontro, ainda será realizada uma encenação da colheita de trigo em quatro fases distintas, evidenciando a diferença na tecnologia empregada, ou seja, manual, semimanual, mecanizada e a atual.

Também será realizada uma encenação, na Vila Histórica do Parque, com aproximadamente 100 pessoas da comunidade retratando a vida dos colonizadores no início do século, com roupas e ofícios da época. Ainda ocorrerão diversas apresentações culturais étnicas.

Facebook
Twitter
LinkedIn