Blog

PHC participa da 6° Primavera de Museus

A 6° Primavera de Museus acontecerá de 24 a 30 de setembro, e o Parque Histórico de Carambeí participará do evento nacional pela segunda vez. Nesta edição, o tema de debate proposto a todas as instituições participantes é “A função social dos museus”. Esse ano, a Primavera de Museus está com um número recorde de instituições cadastradas e eventos promovidos: são 803 museus participantes e 2.400 eventos agendados. A iniciativa é do Instituto Brasileiro de Museus e do Ministério da Cultura, e estará presente em 364 municípios brasileiros, envolvendo a comunidade com exposições, seminários, oficinas, palestras, e outras atividades.

A museóloga da Associação do Parque Histórico de Carambeí, Bianca Barão, está preparando diversas atividades para a Primavera de Museus, entre elas, a Exposição de Meios de Comunicação, que acontecerá simultaneamente na Vila Histórica e na Casa da Memória. A exposição conta com objetos de comunicação dos anos 50 e através de uma parceria com o Jornal Diário dos Campos e Museu Época, de Ponta Grossa, contará ainda com exemplares de jornais antigos. A mostra ficará em exposição entre os dias 1 de setembro e 20 de outubro.

As obras dos alunos do 9° ano e do EJA (Educação de Jovens e Adultos) do Colégio Estadual Carlos Ventura, que estão em exibição no Parque desde o dia 8 de agosto, permanecerão até o dia 20 de outubro, e integrarão as atividades do PHC para a 6° Primavera de Museus. A exposição conta com fotos e pinturas impressionistas.

A Primavera de Museus do Parque contará ainda com uma exposição de brinquedos, que ficará em exibição entre 20 de setembro e 20 de outubro, sendo também uma homenagem ao Dia das Crianças, comemorado no mês de outubro. Para a mostra, o PHC utilizará brinquedos do seu acervo que nunca foram expostos, mas conta também a com a colaboração da comunidade, solicitando a doação ou o empréstimo de brinquedos, especialmente os que tenham pertencido aos imigrantes holandeses e descendentes. Os brinquedos emprestados ao Parque serão devolvidos no mesmo estado, assim que a exposição terminar. Os interessados devem ligar para (42) 3231-5063.

Visitas escolares monitoradas também estão previstas para a 6° Primavera de Museus.

Facebook
Twitter
LinkedIn