Blog

Suábios comemoram os 188 anos da imigração alemã no Brasil

A comédia “Wir sind dann mal Weg” encantou a plateia de Entre Rios e marcou, na noite desta quarta-feira (25), as comemorações dos 188 anos da imigração alemã ao Brasil. A peça foi encenada em alemão e contou com um público de aproximadamente 120 pessoas. Uma apresentação do Coral Suábio abriu o evento.
“A peça foi muito interessante e atua na preservação de nossa cultura e da língua alemã”, disse Brigit Weckl, diretora financeira da Fundação Cultural Suábio-Brasileira (FCSB). “Essa foi à forma que encontramos para comemorar essa data especial”, enfatizou.
A encenação retrata a história da família Krings, que por falta de emprego na cidade e, por ter herdado uma propriedade rural, vai para o campo mesmo sem ter experiência para tal. No enredo, o Sr. Krings conta com a ajuda dos vizinhos, da família Müller, e os patriarcas forjam uma peregrinação ao caminho de Santiago e Compostela, com a falsa ausência, eles se aproveitam para zombar dos demais personagens.
“Um pouco do tom cômico se dá pelo fato do Sr. Krings não saber, nem ao menos, distinguir um boi de uma vaca”, conta Cristina Zehr, coordenadora do grupo Thomas Schwars. Esse detalhe faz parte de uma das cenas que literalmente arrancou gargalhadas da plateia, quando o personagem tenta ordenhar um boi. “A peça foi muito divertida e é importante para preservarmos o idioma”, ressaltou o espectador Alan Leh.

Thomas Schwars – O grupo, que pertence a FCSB, homenageia o pioneiro Thomas Schwars, que durante muitos anos dirigiu este grupo de teatro. Segundo Cristina, a peça está sendo ensaiada há aproximadamente um ano e esta foi a segunda apresentação em Entre Rios. “Neste final de semana vamos nos apresentar em Blumenau e em Joinvile”, contou. De acordo com ela, o fato do grupo encenar apenas em alemão, muitas comunidades os convidam para se apresentar.

Comemoração – “Temos raízes alemãs, por isso também comemoramos essa data”, disse Viviane Schüssler, gerente da FCSB. Segundo ela, os primeiros imigrantes alemães chegaram ao Brasil no dia 25 de Julho de 1824, no estado do Rio Grande do Sul. “Já na década de 50, com a ajuda do então governador Bento Munhoz da Rocha Neto, nós Suábios do Danúbio, chegamos em 500 famílias em Entre Rios.

Para visualizar as fotos, clique aqui.

Facebook
Twitter
LinkedIn