Blog

Teatro marca comemoração do Dia da Imigração Alemã ao Brasil

A Fundação Cultural Suábio-Brasileira através do Grupo de Teatro Thomas Schwarz encenará a peça “Wir sind dann mal weg”, nesta quarta-feira (25), a partir das 19h30, no centro Cultural Mathias Leh, para comemorar o Dia da Imigração Alemã no Brasil.

A peça é uma comédia, escrita por Jonas Jetten, dividida em três atos. A história baseia-se na urbana família Krings, que herda uma propriedade agrícola e se vê perdida em meio a essa transformação.

O Sr. Krings é empresário que sente a necessidade de continuar a investir em suas invenções. Com a ajuda do vizinho Klaus Müller, eles planejam uma suposta peregrinação com suas invenções. Assim, se desenrolará uma agradável comédia de desentendimentos. A coordenação é das professoras Christina Zehr e Soufleuse Ingrid Leh.

Imigração – Os primeiros imigrantes alemães chegaram ao Brasil no dia 25 de Julho de 1824. Incentivados pelo imperador D. Pedro I e pela Imperatriz Dona Leopoldina, as famílias colonizaram a região do Rio dos Sinos, no Rio Grande Do Sul, onde fundaram a atual cidade de São Leopoldo.

No Paraná, a imigração começou em 1829 com 51 famílias, que se instalaram na região de Rio Negro. Já no início da década de 50, o então governador Bento Munhoz da Rocha Neto estimulou centenas de famílias de origem alemã para colonizar outras regiões do Paraná, com o intuito de alavancar a atividade agrícola no Estado.

Entre essas famílias, destacamos um grupo de 500 famílias de Suábios do Danúbio, cujas raízes está há mais de 300 anos na Suábia, região que hoje, corresponde ao Sul da Alemanha. Essas famílias, além do espírito cooperativista, trouxeram em suas bagagens, toda sua tradição, cultura e língua herdada de seus antepassados.

Facebook
Twitter
LinkedIn