Portfólio

Relações Culturais Brasil – Holanda

Desde 2011 o Núcleo de Mídia e Conhecimento estreitou relações com a Holanda, através do Parque Histórico de Carambeí, museu a céu aberto que eterniza a saga dos imigrantes holandeses nos Campos Gerais. Em 2011, a colonização completaria 100 anos, e para que a data fosse comemorada de maneira especial, o NMC articulou lideranças políticas em prol do devido reconhecimento. O trabalho constante em cima de tal ideia colheu bons frutos: no dia 04 de março de 2011 a presidente da República, Dilma Roussef, decretou 2011 como o Ano da Holanda no Brasil.

Inúmeras festividades surgiram em decorrência de tal fato e todos os estados brasileiros com presença holandesa providenciaram eventos para homenagear a data. No Paraná, destacamos dois: A Festa do Centenário da Imigração Holandesa nos Campos Gerais e a turnê da Philips Symfonie Orkest.

Atualmente, um canal de trocas culturais é mantido ativo, a fim de eternizar a celebração e perdurar as relações entre Brasil e Holanda. A página do Facebook Relações Culturais Brasil Holanda é um campo de debate online, que permite a propagação da cultura de ambos os países, sem as barreiras do mundo físico.