Blog

NMC desenvolve amplo projeto de valorização cultural da Santa Casa de Curitiba

Desde 2015, o NMC desenvolve curadoria cultural e patrimonial para a Santa Casa de Curitiba, a fim de promover a extroversão do seu legado histórico. O projeto ainda está em andamento e o objetivo principal do conjunto de ações é institucionalizar a criação do Museu da História da Medicina do Paraná, cujo espaço cultural foi inaugurado em janeiro de 2019.

Pouco mais de um ano após a abertura do espaço cultural, no qual o NMC atuou na viabilização, execução e curadoria, é lançado o livro Santa Casa de Curitiba: Presente para o futuro, alusivo ao legado da instituição, que completa 140 anos em 2020. O NMC trabalhou na coordenação e produção editorial da publicação, sendo a editora responsável.

O livro foi lançado no último dia 22 de maio, apenas de forma online, por meio das mídias sociais do museu. O motivo do lançamento discreto se deve a pandemia do coronavírus, para a qual a publicação também faz agora uma campanha de arrecadação. Ao adquirir o livro, você pode selecionar um valor adicional que será integralmente revertido para a aquisição de máscaras, aventais, álcool gel e filtros umidificadores para respirador, com o objetivo de auxiliar o trabalho dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate ao Covid-19.

Com mais este case, o  NMC persiste em sua trajetória de produzir espaços culturais inovativos e  suas respectivas publicações. “Ficamos felizes por poder, neste momento crítico para a saúde pública, lançar materiais que motivam pela história, resistência científica e permanência das instituições. Agradecemos a Santa Casa de Curitiba por esta oportunidade de desenvolver a Curadoria de um projeto tão importante para o Paraná, com repercussão nacional”, exaltou Fábio Chedid, curador do projeto.

 

Santa Casa de Curitiba: Presente para o futuro

O livro exorta o patrimônio histórico e social da instituição para a sociedade curitibana e paranaense, culminando ainda em sua função cultural, comunicada por meio do Museu da História da Medicina do Paraná. Dividido em três etapas, a publicação revisita o passado da instituição, faz um balanço da atuação no presente e lança um olhar para o futuro.

Um time plural reuniu esforços para desenvolver o livro. Além da equipe NMC, que atuou na editoração, projeto gráfico e diagramação, participaram do conselho editorial membros da Associação Médica do Paraná e da Santa Casa de Curitiba. O Dr. Carlos Alberto Ravazzani, importante estudioso do legado da Santa Casa, colaborou com textos e pesquisa. O livro conta também com prefácios do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e de Dom Pedro Antônio Marchetti Fedalto, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Curitiba.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn