Blog

NMC atua para a abertura do Museu da História da Medicina do Paraná

O Museu da História da Medicina do Paraná foi inaugurado no 28 de janeiro (segunda-feira), com a presença de membros da Fundação Cultural de Curitiba, da Secretaria de Saúde do Paraná, Secretaria de Saúde de Curitiba, Associação Comercial do Paraná, Conselho Regional de Medicina do Paraná, vereadores, diretoria da Associação Médica do Paraná (AMP), do senador Flávio Arns e outros convidados especiais. Localizado no prédio histórico do Hospital Santa Casa de Curitiba, o espaço cultural traz ao público geral um acervo médico único, diversas pinturas a óleo, inclusive obras de Alfredo Andersen, itens raros da Farmácia da Santa Casa, vitrais com temas sacros, sendo um deles de Poty Lazzarotto, além de amostras do processo de restauro do prédio, finalizado em 2015.

Durante a cerimônia de abertura, o atual provedor da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, arcebispo Dom João Bosco Óliver de Faria, e  o presidente da AMP, Dr. Nerlan Carvalho, discursaram brevemente aos presentes, falando especialmente sobre o ineditismo e relevância deste projeto cultural, que considera também a manutenção dos valores caridosos propagados pelas Santas Casas. Após a cerimônia, Dom Pedro Fedalto concedeu uma benção ao Museu durante o descerramento da placa do Museu de História da Medicina do Paraná, localizada no jardim frontal.

O Núcleo de Mídia e Conhecimento atua na curadoria do projeto, prestando também consultoria técnica sobre os processos que envolvem leis de incentivo, desde 2015. “Participar da implantação de um espaço cultural tão representativo como a Santa Casa, em uma exposição única, é sempre uma honra e uma felicidade, a medida de que não existem tantos projetos dessa dimensão e natureza. Dada a primeira fase, que consistiu na abertura, agora o projeto começa a relacionar-se com a sociedade, sendo o resultado dessa interação a base para o desenvolvimento futuro do Museu da Medicina”, declarou Fábio André Chedid Silvestre, dirigente do NMC e curador do Museu da História da Medicina do Paraná.

 

Associação Médica do Paraná

Diversas salas inclusas no tour de visitação do Museu receberam acervo cedido pela Associação Médica do Paraná. Entre os itens constam livros  raros e equipamentos médicos antigos, com destaque para um pulmão de aço, muito utilizado no tratamento da poliomielite a partir de 1930.

A parceria entre a Santa Casa de Curitiba e a Associação Médica do Paraná é antiga, sendo que a fundação da segunda ocorreu no Salão Nobre do Hospital, em 02 de julho de 1933. A colaboração resultou em uma justa homenagem, com a renomeação da Sala São José, no segundo piso da Santa Casa, para Dr. Ehrenfried Wittig, médico responsável pelo acervo histórico da AMP e um dos consultores do Museu da História da Medicina do Paraná.

 

O Projeto

A inauguração do Museu da História da Medicina do Paraná integra um conjunto de ações previstas em um projeto aprovado via Lei Rouanet, cuja captação já foi encerrada com o aporte dos patrocinadores Sandoz e Irmãos Passaúra. A próxima fase do projeto consiste na publicação de um livro, que será realizado com a consultoria do Dr. Carlos Ravazzani, importante pesquisador da área médica do Paraná.

 

SERVIÇO

Museu da História da Medicina do Paraná

Entrada franca.

Endereço: Hospital Santa Casa de Curitiba (Praça Rui Barbosa, 694, Centro, Curitiba).

Horário: Segunda à Sábado, das 10h às 19h .

Agendamentos: Para visitas em grupo é necessário o agendamento prévio pelo telefone (41) 3320-3502 ou através do e-mail  museu@santacasacuritiba.com.br.

[gallery-1641]

Facebook
Twitter
LinkedIn