Blog

Santa Felicidade recebeu Seminário de Patrimônio Cultural em alusão aos 140 anos de Imigração Italiana

A Associação dos Detentores Particulares de Patrimônio Cultural em Curitiba (ADPPCC) organizou, com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba e da Paróquia São José e Santa Felicidade, o Seminário Patrimônio Cultural – 140 anos da Imigração Italiana em Santa Felicidade, que ocorreu nesta quinta-feira (08/11).

O evento reuniu a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, a administradora da Regional de Santa Felicidade, Simone das Graças das Chagas Lima, a vereadora Maria Manfron e a Sra. Andrina Imbelloni, que representou a vereadora Julieta Reis. Ao todo, aproximadamente 100 pessoas prestigiaram o seminário, entre alunos de escolas do bairro de Santa Felicidade, integrantes de grupos folclóricos, entusiastas do patrimônio cultural e moradores da região.

O seminário contou com três palestras, sendo a primeira do historiador Rodrigo Silva, que trabalha diretamente na resolução de conflitos ligados ao patrimônio histórico, como incêndios, depredações, desastres naturais e outros. Rodrigo classificou o patrimônio em material e imaterial, indicando ainda que na área cultural a memória é essencial para intermediar a tradição e a inovação de forma equilibrada.

Já o arquiteto Moisés Stival, funcionário do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), apresentou um panorama da imigração italiana no Brasil, com foco na região de Curitiba e na onda imigratória do final do século 19, responsável pela formação de Santa Felicidade e de outras grandes colônias ligadas à esta etnia. “Hoje a italianidade é mantida por meio de grupos folclóricos de dança, canto, assim como as festas da uva, da polenta e outras, cuja intenção é manter viva as tradições”, completou Stival.

O Padre Cláudio Ambrozio, da Paróquia de São José e Santa Felicidade, falou aos presentes sobre o processo de restauro da Igreja Matriz de Santa Felicidade, que encontra-se em andamento. Além de relembrar os trâmites jurídicos, o Padre contou sobre algumas tentativas infrutíferas de reforma anteriores e ressaltou a necessidade da criação de calendário de vistorias que deverá ser implantado após a conclusão do restauro, a fim de evitar que o imóvel se deteriore novamente.

Após as palestras, um grupo acompanhou o Padre Ambrozio e os membros da ADPPCC, Paulo Cezar Pereira e Fábio André Chedid Silvestre, em uma visita guiada à Igreja Matriz. Fábio Machioski, historiador do Museu Municipal Cristóvão Colombo (Colombo – PR), participou do Seminário e parabenizou os organizadores pela iniciativa, que segundo ele promove a valorização da imigração italiana no Paraná.

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn