Blog

HQ ‘Herói da Paz’ é distribuída para a rede de ensino de Curitiba

Após ser distribuída aos alunos da Escola Municipal Lapa, a História em Quadrinhos ‘Herói da Paz’ foi encaminhada, com o aval da Secretaria Municipal de Educação, para as 185 escolas que integram os Núcleos Regionais de Educação de Curitiba. Ao todo, foram destinadas 925 revistas, totalizando 05 unidades por escola.

Conforme as instruções da Secretaria e do Núcleo de Mídia e Conhecimento, empresa responsável pela distribuição e pelo Projeto Barão do Serro Azul, as revistas deverão ser condicionadas na Biblioteca de cada escola, a fim de que todos os alunos tenham acesso ao conteúdo. A Secretaria Municipal de Educação julgou o material adequado para complementar a disciplina de História nos 4° e 5° anos, por oportunizar a pesquisa e reflexão sobre a Revolução Federalista e suas consequências.

Entre a primeira e segunda semana de novembro, os envelopes foram entregues nos NRE’s, que deverão agora encaminhar para as escolas de sua responsabilidade. O material deverá ser útil no próximo ano letivo, proporcionando aos alunos da rede pública de ensino uma nova visão sobre o legado do Barão do Serro Azul, a formação do nosso Estado e a passagem dos federalistas pelo Paraná.

 

Projeto Barão do Serro Azul

O Projeto Barão do Serro Azul: Recomposição Histórica de um Herói promove a preservação da memória paranaense por meio da produção de pesquisa e produtos culturais exaltando a trajetória do herói Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul. De autoria da empresa de curadoria cultural Núcleo de Mídia e Conhecimento, o projeto está aprovado na Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio da Rede Condor e Instituto Joanir Zonta.

A História em Quadrinhos ‘Herói da Paz’, lançada em outubro de 2015, gerou ainda duas exposições, sendo a primeira no Museu da Gravura Cidade de Curitiba (Solar do Barão), e a segunda na Biblioteca Pública do Paraná. Realizada em parceria com o Estúdio Degradê, e com o apoio da Associação Comercial do Paraná e do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, a HQ foi distribuída de forma dirigida pelos patrocinadores e apoiadores, e agora para as escolas curitibanas. O Projeto prevê ainda a publicação de um livro e de um media-metragem em formato documental.

Facebook
Twitter
LinkedIn