Blog

PHC representa o Paraná no Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

A Superintendência do IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), selecionou o Programa de Patrimônio Cultural do Parque Histórico de Carambeí, inscrito pelo PHC, para representar o Paraná na disputa nacional do 26° Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. O responsável pelo material é o curador do PHC, Fábio André Chedid, que decidiu inscrevê-lo na categoria ‘Comunicação e Mobilização Social’.

A principal novidade da 26° edição do prêmio é a ampliação das categorias, somando ao todo oito, possibilitando a participação da sociedade civil, órgãos governamentais e profissionais que promovem a valorização e preservação de bens históricos. A atual edição também homenageia os 120 anos de nascimento do modernista Mário de Andrade, que na década de 30 escreveu um anteprojeto de lei, a pedido de Gustavo Capanema, ex-ministro da educação. O trabalho de Andrade deu origem ao IPHAN, visando a organização jurídica da proteção do patrimônio cultural brasileiro.

 

Rodrigo Melo Franco de Andrade

O advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade nasceu em 17 de agosto de 1898 em Belo Horizonte. Foi redator-chefe e diretor da Revista do Brasil e, na política, foi chefe de gabinete de Francisco Campos, atuando na equipe que integrou o Ministério da Educação e Saúde do governo Getúlio Vargas. O grupo era formado por intelectuais e artistas herdeiros dos ideais da Semana de 1922. Rodrigo Melo Franco de Andrade comandou o IPHAN desde sua fundação em 1937, até 1967.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn